Curicaca aponta desafios e soluções na elaboração do Plano do Sistema Estadual de Unidades de Conservação do RS
- institutocuricaca
- 21 de fev.
- 1 min de leitura
O Instituto Curicaca participou da Oficina para Elaboração do Plano do Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul (Seuc-RS). O evento ocorreu em 12 e 13 de fevereiro, em Porto Alegre.

Visando debater e estabelecer estratégias e objetivos para a conservação de ecossistemas continentais e marinhos, a ampliação do SEUC e o fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação (UCs), a programação consistiu em apresentações técnicas, plenárias e dinâmicas para a construção colaborativa do planejamento.
No evento, estiveram técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), gestores de UCs, pesquisadores e representantes de Ongs, como Caroline Zank, coordenadora de pesquisa e gestora de projeto do Instituto Curicaca.
O Curicaca contribuiu com sua experiência no apoio técnico à gestão em diversas UCs, sua presença ativa em conselhos de áreas protegidas e seu profundo conhecimento sobre os problemas enfrentados pelos gestores e sobre as lacunas de conservação no território.
O desafio na implantação e criação de novas UCs é gigante. De maneira geral, é crítica a falta de pessoal, a necessidade de qualificação e a escassez de recursos financeiros e tecnológicos. Muitas espécies e ecossistemas ameaçados não estão protegidos em nenhuma UC, o que requer um esforço complementar de Municípios, Estado e União.
Até o momento, as oficinas detalharam o diagnóstico do Sistema e debateram necessidades, mas ainda não é possível visualizar como resultado um plano para mudar a realidade atual de pouca efetividade do Seuc.
Agradecemos muito a presença da Curicaca no evento organizado pela DETZEL Gestão Ambiental, no âmbito do contrato estabelecido com a SEMA. Estamos muito felizes em poder conduzir este importante trabalho que representa uma iniciativa valiosa para organizar o Sistema de Unidades de Conservação do RS.