O Curicaca vem contribuindo na implantação das políticas públicas do PAT (Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção) Planalto Sul e do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, em territórios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A ONG implementa um conjunto de ações que buscam a conservação de espécies alvos dos biomas Pampa e Mata Atlântica e ocorrem nestes territórios.
As principais são mapas detalhados dos habitat das espécies-alvo; avaliações do estado atual de áreas importantes para conservação da biodiversidade e recomendações; priorização de áreas para conservação dentro do território do Pampa; zoneamento de conservação do território PAT Planalto; e avaliações socioeconômicas para subsidiar ações de conservação no Banhado Amarelo e Josafaz.
Uma das etapas recentemente concluídas pelo Curicaca envolveu a execução de mapas de adequabilidade de habitat para todas as espécies-alvo dos PATs, criticamente ameaçados, utilizando dados gerados e compilados pelos pesquisadores. A equipe do Curicaca, especializada em planejamento da paisagem, mapeou com o maior detalhe possível os habitat preferenciais das espécies, o que representa a maior chance de serem encontradas no território, Tudo foi validado pelos especialistas.
A iniciativa ocorre no âmbito do GEF Pró-Espécies (Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção), que visa a integração dos níveis estaduais e federal para implementar políticas públicas e impulsionar iniciativas que reduzam as ameaças e melhorem o estado de conservação de espécies em perigo crítico sem instrumentos de proteção.
A estratégia é financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility Trust Fund - GEF), coordenada pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com o WWF-Brasil como agência executora.
Comments