top of page
Buscar
Foto do escritorinstitutocuricaca

Entre no Youtube do Curicaca e assista ao lindo documentário da Farm sobre o artesanato com palha de butiá

O Curicaca convida para assistir ao vídeo documentário encantador produzido pela Farm Rio sobre o artesanato com palha de butiá de Torres e a caminhada da ONG para o reconhecimento desse saber secular como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. Seu lançamento interno foi durante a 4ª Semana da Diversidade, junto com outras duas iniciativas inspiradoras para a empresa de vestuário, uma na Caatinga e outra na Amazônia.



No documentário, os membros do Instituto Curicaca relatam que a iniciativa oportunizou abordar os butiazais unidos às artesãs da palha de butiá, ressaltando a interdependência entre natureza e cultura. A restauração dos butiazais, em risco de extinção, é desafiadora, e também é preciso salvaguardar a cultura do uso da palha e o diálogo intergeracional. Há uma relação íntima entre o artesanato de palha e o butiá, o território dos butiazais e a população que dele retira sua matéria-prima, e, consequentemente, entre a conservação do ambiente e a valorização das pessoas, através da visibilidade das artesãs.


A empresa de moda tornou-se parceira do Instituto Curicaca por meio do programa “1000 árvores por dia”. A ONG foi procurada para receber apoio nas ações de restauração florestal, parte delas com o butiá-da-praia no Litoral Norte do estado. A conservação da biodiversidade, os usos sustentáveis e a salvaguarda cultural dos butiazais e seus saberes têm andado juntos desde 2003.


A iniciativa está apoiada na metodologia Ação cultural de criação de saberes e fazeres da Mata Atlântica, que articula a interdependência entre natureza e cultura, sustentada no tripé do afeto, da identidade e da apropriação. Na região de Torres, vem sendo aplicada desde 2005 e, especialmente para o Modo de fazer artesanato com palha de butiá, trabalha com ações nos eixos de conservação e recuperação dos escassos remanescentes florestais que contém essa palmeira, na salvaguarda do bem cultural que é transmitido entre mulheres da área rural há seis gerações e na promoção da economia sustentável do artesanato como solução baseada na natureza.


コメント


bottom of page