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Espécies arborícolas ameaçadas recebem ponte para atravessar a estrada na RPPN do Curicaca

A efetividade dos Microcorredores Ecológicos pode depender de passagens de fauna estrategicamente localizadas. O Curicaca está instalando pontes de corda para a passagem de animais arborícolas e semi-arborícolas de pequeno a médio porte, conectando os dois lados da Reserva Mata do Professor, em Dom Pedro de Alcântara, unidade de conservação que é cruzada por estrada municipal.



As pontes beneficiarão espécies da Lista Vermelha da IUCN, como o rato-do-mato (Wilfredomys oenax / EN) e a catita (Monodelphis iheringi / DD), e ameaçadas no Brasil, como a perereca-castanhola (Itapotihyla langsdorffii / CR), a perereca-risadinha (Ololygon rizibilis / CR), a perereca-das-folhagens (Phyllomedusa distincta / EN), a perereca-verde-do-brejo (Sphaenorhynchus caramaschii / EN), a cuíca-listrada (Chironectes minimus / VU) e a guaiquica-cinza (Marmosa paraguayana / VU).


A iniciativa integra melhorias que serão implantadas na parceria com a Synchronicity Earth, visando reduzir ameaças aos anfíbios, um grupo muito ameaçado globalmente. A Reserva é chave para as adaptações populacionais às mudanças climáticas, por estar em região de forte gradiente altitudinal, próxima ao Oceano Atlântico e ao Planalto. Buscar a funcionalidade de corredores ecológicos é uma importante forma de mitigação climática.


Estradas causam a fragmentação de habitats, poluição, alterações na fauna e flora locais, mudanças na paisagem e atropelamento de animais. Para mitigar esses danos, há estratégias que buscam restaurar a conectividade do dossel florestal, ou seja, das copas das árvores, garantindo maior segurança nas travessias de fauna arbórea e auxiliando na preservação da biodiversidade local. Uma dessas alternativas é a construção de passagens aéreas, como as pontes de corda.


Nessa etapa a estrutura foi construída pela equipe do Curicaca, utilizando rede de corda, canos de PVC e cabeceiras de aço, para garantir maior estabilidade. Foram realizadas as medições e escolhidas as árvores mais aptas para a instalação da ponte, buscando contornar as fiações elétricas e de comunicação que passam junto à estrada.

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