top of page
Buscar

Planejamento do território do Bosque Atlântico de Brasil, Argentina e Paraguai recebe contribuições do Curicaca

Cerca de setenta pessoas e trinta e cinco instituições da sociedade civil, governos, academia, empresas e lideranças de povos indígenas e campesinos, que atuam ou vivem na região do Bosque Atlântico do Alto Paraná, estiveram planejando estratégias e ações pela biodiversidade e sociodiversidade deste território. O encontro aconteceu em Ciudad del Leste, no Paraguai, nos dias 11 e 12 de novembro, e envolveu membros da Rede Trinacional de Restauração.



O planejamento se apoia na metodologia dos Standard Abertos para a conservação. Foram definidos como objetos de conservação o bosque atlântico e sua restauração, o sistema hídrico, a onça pintada, a erva-mate, o palmiteiro e a araucária, os polinizadores, os dispersores de sementes e os peixes migradores. A partir das ameaças para cada um deles, foram definidas estratégias e ações de implantação.


Os resultados, que ainda serão sistematizados, deverão servir de base para atuação cooperativa internacional nesse território pelos próximos anos, tendo a restauração, a proteção das florestas, a sociobiodiversidade, economias de baixo carbono e os povos e comunidades tradicionais como centrais. A proposta é que a Rede seja a implementadora do plano.


As contribuições do Curicaca aconteceram principalmente nos grupos de trabalho sobre a governança, políticas públicas, monitoramento e conservação da biodiversidade. Outras contribuições complementares foram feitas nos grupos de trabalho sobre o envolvimento de povos indígenas e campesinos e de valoração da restauração.


Na sequência, a Rede Trinacional de Restauração seguiu para o seu encontro presencial anual, com trocas de experiências e nivelamentos sobre o andamento das atividades do Núcleo Gestor, dos eixos de Atuação Territorial, Comunicação, Financiamento, Governança e dos diversos grupos temáticos. O Curicaca contribui na Gestão da Rede e lidera ou co-lidera alguns grupos temáticos.

Comments


bottom of page