top of page
Buscar

Plano de Manejo da Reserva Biológica do Ibirapuitã está em elaboração por Curicaca em parceria com Sema-RS

Em parceria entre Instituto Curicaca e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS) e apoio financeiro do Projeto GEF Terrestre, está sendo elaborado o Plano de Manejo da Reserva Biológica (REBIO) do Ibirapuitã, no bioma Pampa. A iniciativa ocorre no âmbito de um edital do projeto, para o qual a ONG foi escolhida pela melhor proposta e contrapartida.



Dentre outras ações, foram realizadas duas oficinas de planejamento: a primeira, presencial, com membros do conselho da Unidade de Conservação (UC) e outras lideranças sociais e de setores produtivos complementares aos conselheiros; e a segunda, virtual, com pesquisadores especialistas em conservação e instituições de ensino superior e que atuem dentro ou no entorno da área protegida.


O plano de manejo, instrumento mais importante da UC, deixa claro seus objetivos e estratégias e programas para atingi-los. As etapas seguem o roteiro metodológico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que determina os passos a serem cumpridos. Essas oficinas preparatórias antecedem uma oficina final de planejamento.


Na oficina com a comunidade foram trabalhadas as percepções sobre os serviços ecossistêmicos oferecidos pela UC para a região e sugeridos os alvos de conservação. Também avaliou-se como a comunidade enxerga o processo de gestão da REBIO, com sugestões de melhoria. Na oficina com especialistas houve a complementação das informações ainda não publicadas sobre espécies e ecossistemas e a construção dos subsídios para o programa de pesquisa e fortalecimento de parcerias futuras com instituições de ensino superior e pesquisa da região.


Os técnicos do Curicaca já iniciaram as análises e proposições dos zoneamentos internos à REBIO e da zona de amortecimento, para apresentar uma proposta na oficina final de planejamento, que acontecerá em abril de 2025. Também estamos finalizando o Guia do Participante, com uma série de informações, tanto das oficinas quanto advindas da base de dados de pesquisa do Curicaca, que será utilizado na última oficina pelos representantes das oficinas anteriores.

 
 
 

Comments


bottom of page