Área de restauração do Curicaca que recupera corredor ecológico está recebendo visitas de um tapir
- institutocuricaca
- 15 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O macho adulto até já recebeu nome: Antonho. Em 2023, detectamos sua presença nas proximidades da área que estamos restaurando no Corredor Ecológico do Yucumã, com apoio do WWF-Brasil. Primeiro foram as pegadas, depois as fezes, quando então instalamos armadilhas fotográficas numa mata próxima à restauração e fizemos os primeiros registros.

Em setembro de 2024, o uso da área de restauração ecológica pela anta foi confirmado em plena luz do dia. Uma vizinha, filha dos proprietários que nos permitem usar sua estrada interna para acessar a parte dos fundos da área de plantio, foi quem fez o registro. Ela fotografou Antonho circulando em meio às mudas e usando o açude. Nossa alegria foi enorme ao recebermos a imagem.
A fotografia também nos confirma um problema crítico - a presença de cães domésticos que atacam os animais silvestres. Infelizmente, o Parque Estadual do Turvo está repleto de cães errantes ou oriundos das casas localizadas nas proximidades ou ainda pertencentes a caçadores. Em nossos registros fotográficos feitos em 2023, inclusive, já tínhamos detectado ferimentos nas patas traseiras de outra anta que, pelo formato e localização no corpo, pareciam mordidas de cães.
Isso nos leva para outra iniciativa simultânea do Curicaca também corre simultânea com a ajuda do WWF-Brasil. No projeto Onças do Yucumã, voltado para a conservação da onça-pintada, estamos elaborando um Guia de Apoio ao Manejo de Carnívoros Domésticos em Unidades de Conservação. O produto final, que já passou por três oficinas técnicas, recebendo contribuições de especialistas de todo o Brasil, está no prelo e deverá ajudar a encontrar soluções em diversas áreas protegidas que sofrem do mesmo problema.
Voltando ao querido Antonho, nossa vontade é de colocar um colar rastreador satélite no “rapaz”, para conhecer melhor seu comportamento em relação ao corredor ecológico. Justamente a anta foi escolhida como espécie guarda-chuva para o planejamento dos melhores caminhos. Sabendo de alguma instituição que queira apoiar a captura e colarização, passe nosso contato.
Comments